hasta siempre, comandante

img_20161126_104728Tomados pelo mais puro sentimento de consternação pela notícia da morte do comandante em chefe da mais bela experiência que a humanidade produziu por essas bandas, lamentamos o seu desaparecimento.
Pode ser que nada mude na nossa vida aqui, ou mesmo para as milhões de pessoas que dependem do estado cubano, mas a esquerda mundial perde um dos seus principais símbolos. O último grande personagem e líder do século XX.
Fidel representa aqueles que conseguiram impôr derrotas ao maior e mais poderoso império da história da humanidade. Impôs derrotas consideráveis à gerações de norte americanos (leio agora que foram 10 presidente e todos, ou quase todos, tentaram elimina-lo), mantendo viva a chama da esperança de que o mundo não precisa ser uma competição entre iguais pelos elementos mais básicos da vida como comida, moradia, vestimenta, diversão…
Cuba nos mostrou, e continua nos mostrando, que o mundo pode ser melhor. Os recursos, escassos no caso daquele país, são melhor distribuídos, garantindo a todos e todas uma existência digna diante de um mundo que mói sonhos e trucida vidas.
Cuba é a revolução possível. Não é a utopia realizada, o céu na terra ou o paraíso. Convive com problemas como qualquer outra comunidade, mas soube dar humanidade a esses problemas. Soube tratar com alegria sua dificuldades e nunca esmoreceu diante das enormes dificuldades que a história lhe imputou. Cuba resistirá, da sua forma, pois sua força está no seu povo aguerrido e batalhador, mesmo que a perda do seu principal líder lhe impute uma derrota, um abalo.
Fidel fará muita falta às gerações vindouras que não terão esse símbolo contra as diversas simbologias do mercado que nos resumem dioturnamente a consumidores.
A história já o absolveu, companheiro.
Hasta siempre, comandante
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política internacional, Sem-categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s