Educação no mundo contemporâneo (impressões pessoais)

Não, não vivemos mais um tempo de separação sexual do trabalho (ou não deveríamos). Não, não é mais tempo de funções rígidas e papeis estabelecidos. O mundo que há do lado de fora das nossas portas depende, e muito, da forma como nos portamos do lado de dentro delas.

O mundo lá fora é cada vez mais artificial, imagético, permissivo, duro e raso nas relações. É um mundo de angústia permanente e de falsas percepções da realidade. É um mundo cada vez mais individual, onde vivemos a realidade através das telas dos smartphones e não mais pela retina. O toque frio do vidro substitui calor dos afagos. O olho não mais encontra olhos, mas pixels.

É preciso encontrar novas formas de viver dentro dessa realidade, pois de nada adianta, também, nos afastarmos do mundo, pois nele vivemos. É nesse mundo que a educação se coloca como uma esperança. Não a vã esperança de encontrar a tal felicidade, para muitos perdida dentro de objetos de desejo materializados em símbolos perdidos de uma sociedade em crise. mas a felicidade pautada na realização do possível, sentindo-se bem com os que nos cercam.

A criação, muito mais do que a formalização de uma educação, que pode ser entendida como graus acadêmicos, deve ser pensada e realizada na construção de uma sociedade nova. Pois a mudança, por vezes individualizada, pode e deve, trazer mudanças para a sociedade.

Uma criança, assim, deve compreender que  faz parte de um mundo, não ao contrário. Deve participar dele, sem esperar que o mundo a coloque no pedestal e venha lhe trazer beneces. Dessa forma, a educação deve ser compartilhada entre família, escola, sociedade (incluindo aí o papel importante que os meios de comunicação exercem nesse sentido).

Assim, uma convivência igualitária entre pai e mãe só pode ser saudável para a criança, assim como constância na relação e uma atenção qualificada indicando uma preparação para que essa criança seja um adulto responsável pelos seus atos e com capacidade de assumir suas responsabilidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s