#MinhaInternetCaiu

Uma ação no Twitter levou a hashtag do título para o 1º lugar dos TTbr hoje. A ação faz parte da campanha Banda Larga é um direito seu. Faço essa introdução para deixá-los (meus 3 leitores) com o excelente texto do Rovai. Segue.

#minhainternetcaiu e o ministério do “vai dar merda”

Hoje a blogosfera brasileira deu mais um sinal da sua força. Desde umas 16h, até umas 17h15, quando finalizei este post, a tag #minhainternetcaiu liderava o Trend Topics do Twitter.

A intenção é fazer com que o Ministério da Comunicação amplie o debate sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Para que isso aconteça, as pessoas devem colocar sua assinatura numa carta que segue ao fim do post e enviar para o email gabinete@mc.gov.br.

Antes da carta, é necessário que se registre que se a fala do ministro Paulo Bernardo no II Blogprog foi, por um lado, bastante honesta; por outro, muito preocupante.

 

O ministro disse por duas vezes que não dá para tirar recursos do saneamento básico para implantar a Banda Larga no Brasil.

É um discurso velhaco.

Primeiro, porque uma coisa não se contrapõe a outra. O governo deveria fazer um plano de levar saneamento e Banda Larga para todos os brasileiros que não têm condição econômica.

Segundo, porque se utiliza um drama social e histórico do país para justificar a opção do governo de deixar um setor estratégico na mão do setor privado. Aliás, de grupos privados que se locupletam financeiramente prestando um péssimo serviço.

E por que isso é muito preocupante? Porque o governo Dilma tem se mostrado muito conservador e careta quando o tema guarda relação com a nova sociedade da informação e do conhecimento (sem contar com questões de ordem moral que digam respeito a direitos de setores da sociedade que sofrem preconceito – vide caso do Kit homofobia).

Desde a decisão da ministra Ana de Hollanda de retirar o Creative Commons da página do MinC, que tudo que se anuncia nesta área é decepcionante.

A presidenta deveria seguir o conselho do irmão da Ana e imediatamente instalar o ministério do “vai dar merda”. Porque se a postura do seu governo continuar nesse padrão em relação aos movimentos sociais mais conectados, daqui a pouco ela terá alguns milhares em marcha pela Esplanada pedindo a cabeça não só de ministros, mas talvez até a sua.

Este blogue adianta, que não deseja que isso aconteça. E por isso apela para que Dilma, se não for instalar o “vai dar merda”, ao menos passe a olhar os sinais da blogosfera com mais carinho e atenção.

Por que a internet, presidenta, não vai ser instrumento de pressão e mobilização apenas no Egito e na Espanha. Anote isso, porque este estúpido blogueiro, desta área, entende alguma coisa.

Segue o modelo de carta:

Prezado Ministro Paulo Bernardo Silva,

O PNBL foi um passo importante para as políticas de inclusão digital no país. Porém, com o andar das negociações, o governo está prestes a fechar acordos que trazem benefícios para as empresas de telecomunicações sem a imposição de controle tarifário, metas de universalização, parâmetros suficientes de qualidade e gestão pública das redes. Assim, pleiteamos:

1. Retomada imediata das discussões públicas das propostas do PNBL. O governo precisa garantir a interlocução com outros setores além das próprias empresas.

2. Definição de um plano robusto e condizente com a dimensão e com as necessidades do país. Um programa dessa importância não pode ser feito a partir da negociação no varejo e sem estratégia de longo prazo.

3. O PGMU-III deve ser modificado para retirar a possibilidade de as empresas descontarem os custos das metas de universalização e para fortalecer as metas regionais.

4. Estabelecimento do serviço de banda larga em regime público, com metas de universalização, controle de tarifas e garantia de continuidade.

5. Garantir à Telebrás as condições financeiras e estruturais para exercer a gestão pública do PNBL.

6. Estabelecer metas de qualidade que vão além de preço e velocidade, já que a prestação de serviço hoje tem sérios problemas que não podem continuar.

Atenciosamente

(coloque seu nome)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s