O que as pessoas andam procurando dos candidatos a presidente

imagem da busca do google sobre Dilma e Serra

imagem da busca do google sobre Dilma e Serra

Essa imagem diz muita coisa. Por exemplo que as mídias tradicionais, embora tenha seu peso diminuído através dos anos, ainda tem muita influência sobre a população. Ainda é capaz de pautar o debate na sociedade, embora, conforme mostram as pesquisas, não tem conseguido impor a sua visão. Vide o apoio massivo e cada vez maior do Governo Lula, mesmo com todo o ataque do #PIG.

Outra observação que pode ser feita, diz respeito ao usuário do google no Brasil. Quem será ele? Quem será que faz essa pesquisa? Não será, talvez, pessoas querendo tirar a prova do que diz o #PIG a respeito da#Dilma? Ou será que ainda temos um público da web elitizado, pautado pelos jornalões e pela TV aberta, antigos formadores de opinião, que giram entre a Zona Sul Carioca e os Jardins Paulista?

Quero acreditar que o público da web vem mudando a passos largos, como mostram outras pesquisas. O crescimento da classe C é claro, evidente e tem um impacto forte na sociedade. No consumo, na cultura… E esse público não é o alvo preferencial do Globo, da Folha, do Estadão.

Ainda precisamos estudar bem essas questões, para se chegar a alguma conclusão concreta. A influência das mídias tradicionais nas novas mídias e vice-versa é matéria para teses de doutorado.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Eleição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s