Transporte alternativo

ônibus movido a hidrogênio

ônibus movido a hidrogênio

Outro dia vi uma matéria sobre um lançamento da Suzuki, uma scooter movida a hidrogênio (aqui, no site geek). O que parece ser uma solução para o aquecimento global, ou pelo menos a parte que toca o transporte individual, no fundo é a reinvenção da roda, por ela mesma.

Vivemos um tempo de questionamentos do modo de vida criado e divulgado pela civillização ocidental. Aliás, imposto ao mundo todo. Esse ocidental “way of life” nos trouxe até aqui: um mundo quente, poluído, individualista ao extremo, desigual até não poder mais etc. Esse era o momento de repensar os paradigmas. Por que não repensar a indústria automobilística para se construir alternativas de transporte limpas, mas coletivas.

Enquanto as empresas, gigantes, do ramo pensam como vão sobreviver aos questionamentos dos seus poluentes automóveis gerados a motores a explosão, a COPPE já tem, desde 2004, um projeto de ônibus movido a hidrogênio.

Quando trabalhei por lá, entre 2001 e 2005, prometiam esse ônibus circulando pelo fundão (campus da UFRJ) para o ano que vem. Ao que parece ele nunca saiu do papel, mas é sempre bom saber que temos muita, mas muita tecnologia de ponta sendo desenvolvida aqui no Brasil. Mas parece que nosso complexo de vira-lata continua forte. Pelo menos nos meios de comunicação…

Veículos movidos a hidrogênio já são quase uma realidade. Mas parece que continuaremos com as alternativas individualistas ao problemas que são coletivos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s