O papel das novas classes médias nas eleições

O título do post poderia ser outro. O contrário: o que dizer às novas classes em ascessão no país para ganhá-las no pleito do ano que vem. É disso que trata o ótimo artigo de Maria Ines Nassif, no portal do Nassif.

As eleições de 2006 foram um marco, a ser estudado no futuro, sobre a relação entre as classes médias e o eleitorado dito “mais popular”. Os chamados formadores de opinião não tem mais o controle do que é passado aos últimos. Com a ascensão desses  à condição de novas classes médias com os programas de distribuição de renda do governo federal, este criou um canal de comunicação direto com essa parcela da população.

Embora ainda vivamos num mundo extremamente  midiático, o poder dos grandes conglomerados de comunicação vem diminuindo gradativamente. Boa parte dessa mudança se deve à penetração, cada vez maior, da internet. A LanHouse cumpre um papel importante aqui. Ainda vemos uma influência enorme das famílias donas dos meios de comunicação, inclusive para pautar o governo, mas mesmo assim temos uma diversificação maior das fontes de informações onde as pessoas bebem. Mesmo que se gaste um tempo enorme se socializando no orkut, ou trocando mensagens no msn, alguma informação ainda circula por fora da mídia privada comercial. Principalmente opiniões.

É um questão a se levar em conta daqui pra frente. Temos novas ferramentas para nos comunicarmos, somos muito mais emissores, temos muito mais vozes.

Some-se a isso o amadurecimento da democracia brasileira, onde o eleitor começa a diferenciar o que é bom para ele e o que não é, e teremos uma disputa quente no ano que vem.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Eleição, Internet, politica Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s