O Brasil no centro do mundo

Eu realmente não entendo as pessoas que falam mal da política externa brasileira. O Brasil, hoje, é um dos países mais importantes da geopolítica internacional. O presidente Lula está em todas as negociações internacionais, afundou o G8, a Alca, negocia com países fora dos grandes centros, criou o G20 e é referência quando o assunto é a crise econômica que teve origem nos países “centrais”

Agora, com a crise em Honduras, amplamente repudiada pela comunidade internacional, o Brasil tem um lugar de destaque na manutenção da democracia hondurenha. Ou na sua reimplementação. Não é atoa que o presidente Zelaya se refugia contra o golpe em seu governo na embaixada brasileira. O País e o Governos são referências para a nova ordem mundial que se desenha nas próximas décadas do século XXI.

“O Brasil vive um momento de respeitabilidade internacional sem precedentes e que tem contribuído para sedimentar novos consensos junto a organismos internacionais, mas diante da imprevisibilidade com que atuam os golpistas, a gestão da crise dependerá fundamentalmente da perícia diplomática brasileira e do cuidado técnico em não contribuir para o aprofundamento da violência militar. Não há razões para suspeitar que o Itamaraty seja incapaz de enfrentar o ineditismo desse desafio, apesar da resposta covarde dos golpistas e dos saudosistas de regimes militares. Estes não apenas em Honduras.”

O artigo é da carta maior: O Brasil e a crise política em Honduras

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s